terça-feira, 7 de junho de 2011

Divagações sobre o tempo presente

C: Nossa! Que-cheiro-bom.

: É. Perfume é um convite.

C: Nesse grau, ele inteiro é um convite.

: Aliás, não só o perfume, mas todo esse momento; o momento presente é um convite.

C: Convite ao quê?

: Um convite ao próprio momento presente.

C: Sei. E esse momento presente nos faz escolher. Isso me inquieta. Como garantir que essa escolha é a melhor? E aquilo de que se abre mão para escolher algo? E todo o resto que fica de fora?

: Então... Penso que a escolha é uma liberdade que se impõe. Quase um imperativo. E você tem a responsabilidade de fazer o melhor possível do seu presente. Ele é tudo o que se tem. É o que você pode devorar, então saboreie. O resto é suposição.

C: É, verdade. O resto é suposição... O problema pode estar (interrupção da mesa ao lado: "irmãozinho, quebra mais um galho aí") na suposição. Negam o presente, imaginando o que fariam com outras escolhas. Tipo o sexo: se você transa com um carinha x pensando no y você não vive x nem y.

: Pois é...

C: O que as pessoas vão achar se descobrirem que eu estou transcrevendo isso?

: Vão achar que o momento presente é tão importante pra você que ele precisa ser registrado. Seria fantástico fazer isso sempre... o passado é sempre tão relativo. Lembrança é afeto; não dá pra confiar. Você só pode ter certeza sobre o presente. E mesmo assim...

C: Tô te achando muito sartreana nessa mesa de bar em Vila Isabel.

: Adoro um boteco. Como se você, com essa boina, não fizesse um ar muito mais blasé.

C: Adoro um blasé.

: Perceptível. Bom, a moral da história, pra ser bem Vila Isabel, tá no bife dessa mesa aqui do lado. No bom português: tem que comer enquanto tá quente. Isso é valer o presente. O resto é mal-passado.

E ponto.

Nenhum comentário: